Notícias

Comissão de Saúde analisa relatório do quadrimestre

04 de Novembro de 2021
Comissão de Saúde analisa relatório do quadrimestre

A Comissão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Passos realizou no dia 28 de outubro audiência pública para apresentação do 2º relatório detalhado do quadrimestre, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2021.

 

            A apresentação foi feita de forma presencial pela secretaria de Saúde, Vanessa Cristina Silva Freire, tendo à frente na Câmara Municipal o presidente da Comissão, vereador Dirceu Soares (PSD), com os membros da Comissão, Franscisco Sena (Podemos) e João Serapião (PL). O evento  contou com a participação também  da vereadora Aline Macedo (PL).

 

 

            Aline Macedo colocou que na última visita que fez ao PSF os funcionários haviam relatado a falta de exames de mamografia no município, que a demanda reprimida é grande, inclusive na faixa etária prioritária  e  que nem 10%  do que foi liberado chegou nesse mês. Disse ainda sobre a meta de mamografia que seriam mais de 2100 mulheres e apenas 636 foram atendidas, e perguntou sobre o motivo dos resultados.

 

            A secretária Vanessa respondeu que para mulheres na faixa etária dos 50 a 69 o exame é disponibilizado nos postos de saúde. No entanto, para mulheres com idades entre 35 a 50 anos não é preconizada pelo Ministério da Saúde, mas já está havendo um diagnóstico dentro da secretaria  e está sendo levantado  um estudo nas unidades, para pedir mais quantidades para atender a demanda da população feminina com recurso do próprio município.

 

            O presidente da Comissão, Dirceu Soares, relatou sobre sua preocupação com o apoio psicológico para a população. A secretária Vanessa respondeu que foi elaborado um cronograma para colocar psicólogos em todas as unidades do município e com necessidade de psiquiatra o paciente será encaminhado para o Caps.

 

            Francisco Sena perguntou sobre a previsão de funcionamento do serviço

no antigo hospital Otto Krakauer, o qual os vereadores aprovaram o projeto de lei que prevê recursos para o aluguel do local que vai ser sede do atendimento de saúde mental da população. Ela disse que ainda falta documentação por parte da direção da Fundação, e que a Secretaria está atenta  ao planejamento e  outras medidas estão sendo tomadas e planejadas até o envio das documentações.

 

Comissão de Saúde analisa relatório do quadrimestre Comissão de Saúde analisa relatório do quadrimestre

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.