Notícias

Aprovado projeto que leva saúde mental para antigo Otto

14 de Julho de 2021
Aprovado projeto que leva saúde mental para antigo Otto

A Câmara Municipal de Passos reuniu-se extraordinariamente na tarde dessa quarta-feira (14 de julho), quando votou aprovando por unanimidade projeto enviado pelo Executivo que autoriza o município a utilizar a estrutura do antigo hospital Otto Krakauer, para onde será transferido todo o serviço de saúde mental do município. Foram realizadas duas reuniões extraordinárias.

O projeto autoriza a Prefeitura a transferir recursos da Secretaria Municipal de Saúde para a instituição Fundação Beneficente São João da Escócia – mantenedora do antigo Otto. Os recursos são da ordem de R$ 84 mil, devendo a transferência ocorrer mediante assinatura do termo de colaboração entre o município e a Fundação, e conforme aprovado serão obrigatoriamente aplicados na assistência à saúde mental da população de Passos, por um período de 12 meses.

Para as instalações do antigo hospital, situado no bairro da Penha, o município deve transferir as unidades do serviço, como o Caps, centralizando um atendimento que hoje está dividido em diversos endereços. A Fundação vai disponibilizar seu patrimônio de móveis, utensílios e aparelhos.

Diretores da Fundação, ligada à Loja Maçônica Deus Universo e Virtude, acompanharam a votação na Câmara Municipal, assim como representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Pronunciamentos

Com a convocação das extraordinárias pelo presidente, vereador Alex Bueno (PSD), a Câmara Municipal buscou agilizar a votação do projeto. Todos os vereadores manifestaram posição favorável, por entenderem que a iniciativa vai possibilitar grande melhoria no atendimento.

O presidente Alex Bueno destacou o papel relevante da Loja Maçônica Deus Universo com sua Fundação nas ações sociais, definindo a votação como “uma tarde histórica” e agradecendo os membros da instituição. Antes dele, havia se pronunciado o vereador Edmilson Amparado (MDB), que depois de listar diversos nomes de maçons que fizeram história na assistência social do município e importantes na existência hospital  do Otto Krakauer, disse que a Câmara atua com responsabilidade e que o projeto é de grande relevância, porque a saúde mental vai para um local de condições físicas excelentes.

Para o vereador Michael Silveira  (PP), ao destacar os esforços de todos os vereadores para a tramitação rápida da matéria, o projeto tem grande magnitude para o atendimento, levando em conta ainda que transtornos mentais estão com casos em alta por causa da pandemia. O vereador Luis Carlos do Souto Júnior, o Dentinho (DEM), disse que a aprovação representa a criação de um centro de saúde mental, cumprimentando a Maçonaria para que possa continuar com seu trabalho importante de ações sociais.

O vereador Maurício Silva/PSL (Maurício da Cemig) disse que a aprovação significa um dia importante para a cidade, pois é a oportunidade de voltar com tratamento no antigo Otto, elogiando a trajetória da Fundação São João da Escócia e seus membros. Para a vereadora Aline Macedo/PL (Aline do Social), a iniciativa é importante num momento que é crescente o numero de pacientes com transtornos e dependentes químicos.

A vereadora Gilmara Oliveira/PDT (Gilmara da Patas Amigas) disse que a aprovação valoriza o trabalho da Fundação, destacando que a parceria com o município vai dar condições de uma melhor estrutura. Já o vereador João Serapião (PL) em seu pronunciamento afirmou que o benefício será expressivo para quem trata de transtorno, pois o serviço estará centralizado.

O vereador Plínio Andrade (PP) considera o momento como histórico, por entender que é projeto de extrema importância. Na avaliação do vereador Dirceu Soares/PSD (Padre Dirceu), a importância está na criação de um centro de saúde mental e que a estrutura do antigo hospital resolve essa demanda. O vereador Francisco Sena (Podemos), por sua vez, avalia que a transferência será fundamental para o tratamento.

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.