Notícias

Biblioteca promove cidadania

21 de Novembro de 2005

      Funcionando no prédio da Câmara Municipal de Passos, a Biblioteca “Professora Maria Jabace Reis” vem cumprindo seu papel de promover a educação, a cultura, a cidadania e a inclusão digital beneficiando diariamente dezenas de estudantes e a população em geral. Implantado no final do ano passado, o estabelecimento está passando por uma completa reestruturação que inclui a profissionalização do atendimento que vai de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
     A biblioteca é também virtual possuindo um espaço que foi batizado de Cabine Pública com cinco computadores ligados à internet para acesso gratuito dos alunos exclusivamente para fins de pesquisa. Conforme a auxiliar de biblioteca Ariádna Denise Costa Esper, os terminais estão equipados com programas de bloqueio de sites que não sejam de interesse escolar. “Podemos garantir que os alunos não terão acesso a sites pornográficos ou a bate-papos, porque senão estaríamos fugindo do nosso objetivo principal”, declarou.
      Para que mais gente possa usufruir da rede mundial, Ariádna informa que o tempo de uso estipulado para cada estudante é de uma hora, podendo ser reduzido para meia-hora caso seja registrado um movimento superior ao normal. Como forma de organizar e identificar os usuários do local, uma decisão tomada foi a confecção de carteirinhas e até o início da tarde do dia 24 de outubro último 258 estudantes já haviam feito a sua. “Todos os nossos usuários possuem essa carteirinha que é apresentada assim que eles chegam na biblioteca”,disse.
      Para fazer a carteirinha é bastante simples. A auxiliar explica que basta o aluno levar documento de identidade, comprovante de endereço e foto 3x4 que a confecção é imediata possibilitando uma espécie de controle da freqüência. “Não é cobrada nenhuma taxa e com essa carteirinha pudemos observar que estamos tendo retorno na nossa proposta, porque quase todos alunos estão voltando quase que diariamente à biblioteca para fazer alguma pesquisa”, afirmou.
      Embora a coqueluche sejam os computadores com acesso à internwet, a Biblioteca Professora Maria Jabace Reis possui um acervo de livros para pesquisa dos estudantes. Como exemplo estão as enciclopédias Barsa e Delta Larousse, além de uma infinidade de romances, livros de direito e didáticos. “Por enquanto, não podemos emprestar livros, mas os alunos podem consultar à vontade e com a modernidade temos hoje enciclopédia que vem com o CD-ROM que pode ser copiado para facilitar a pesquisa”, declarou. Jornais como a Folha da Manhã, de Passos, e o Tempo, de Belo Horizonte, também estão disponíveis para leitura.

Aperfeiçoamento
 
      Funcionária há nove anos na biblioteca da Casa da Cultura e agora cedida à Câmara, Ariádna conta que vem percebendo, desde que passou a trabalhar no local, que os alunos estão se aperfeiçoando no manuseio dos computadores. Desta forma está se verificando a chamada inclusão digital que é o acesso de estudantes que antes não tinham qualquer contato com a internet ou mesmo com o mundo a informática. “No início, tinha alunos que não sabiam nem o que é e-mail. Hoje em dia, muitos até surpreendem fazendo coisas no computador que a gente mesmo desconhecia”, declarou.
      A auxiliar diz que uma questão é importante ressaltar para os futuros usuários da biblioteca. “Nosso trabalho aqui é ser um ponto de ajuda nas pesquisas, mas não temos como ensinar informática para os alunos. É preciso ter pelo menos uma pequena noção para poder manusear a máquina”, disse.
      Uma equipe de funcionários e estagiários garante o funcionamento diário da biblioteca da Câmara Municipal que possui inclusive entrada própria pela rua Dr.Sepúlveda. Em breve, o local deve oferecer também uma videoteca que já está em fase de implantação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-9111. 

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.