Notícias

Festa do Reinado reconhecida como Patrimônio

08 de Outubro de 2019

A Câmara Municipal de Passos aprovou na tarde de segunda-feira (7 de outubro) projeto que reconhece a \"Festa do Reinado\" como Patrimônio Cultural de Passos

A Câmara Municipal de Passos aprovou na tarde de segunda-feira (7 de outubro) projeto que reconhece a “Festa do Reinado” como Patrimônio Cultural de Passos. Mais outros três projetos foram aprovados,  além de 10 requerimentos. A Câmara realizou também uma extraordinária no final da tarde.

A 36ª reunião ordinária foi bastante movimentada.  Desempregados da empresa terceirizada Conquista estiveram presentes em grande número.  A maioria dos vereadores discursou no grande expediente.

Na ordem do dia, quando são colocadas as matérias em discussão e votação, o projeto de resolução nº 024/2019, que trata do reconhecimento da “Festa do Reinado” como patrimônio, foi aprovado por unanimidade. A Festa tem uma tradição de mais de 180 anos. Gestores do folclore em Passos e moçambiqueiros acompanharam a votação. O projeto tem o vereador Alex Bueno (PSD) como autor.

Também por unanimidade, o plenário aprovou projeto de lei de autoria do vereador João Serapião (PL), que “dispõe sobre a implantação de faixa elevada  para travessia de pedestre em frente a escolas e hospitais”.

Por acordo de lideranças, entraram na ordem do dia dois projetos – aprovados na ordinária e confirmados na extraordinária. O primeiro deles, aprovado com a incorporação de várias emendas da Comissão de Saúde e Ação Social, “dispõe sobre a política municipal de saneamento básico, cria, estrutura e difine as competências do comitê regulador dos serviços de saneamento básico, e cria o Fundo Municipal de Saneamento Básico e o Sistema Municipal de Informações em Saneamento Básico de Passos”.

O segundo projeto, que tem todos os vereadores da Casa como autores, “estabelece a obrigatoriedade de instalação de dispositivos de segurança onde se encontram os caixas eletrônicos e cofres de estabelecimentos financeiros”.

Requerimento

Foram aprovados requerimentos de autoria dos vereadores Alex Bueno (PSD), Dona Cida (PT), Téo Lemos (PSD), Erick Silveira (MDB) e  Isabel Ribeiro (Belinha/PP).

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.