Notícias

Saae garante que água não tem agrotóxico

26 de Abril de 2019

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) descarta a possibilidade da água consumida na cidade estar contaminada por agrotóxicos.

Saae garante que água não tem agrotóxico

Saae garante que gua no tem agrotxico

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) descarta a possibilidade da água consumida na cidade estar contaminada por agrotóxicos. A direção da autarquia esteve na Câmara Municipal de Passos hoje à tarde (26 de abril) atendendo a convocação dos vereadores, respondendo a questionamentos, diante da repercussão de que a água da cidade estaria contaminada por 27 tipos de agrotóxicos, conforme dados registrados pelo Ministério da Saúde  e compilados pelo Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye.

A Câmara Municipal abriu um debate que pretende ser estendido com outras ações, entre as quais o envolvimento de outras instituições, inclusive de universidades, para atestar a qualidade da água e de iniciativas de preservação dos mananciais. A reunião de hoje foi convocada conjuntamente pelas comissões de Saúde e Ação Social e de Administração Pública e Políticas Urbana e Rural.

O Saae garante que análises laboratoriais asseguram a qualidade da água e que o sistema de tratamento, com os produtos utilizados nas duas estações (Etas), garantiriam a retirada de todas as impurezas. A potabilidade, segundo a empresa, está garantida nos resultados laboratoriais cujos resultados são passados ao sistema federal de controle.

O diretor do Saae, Pedro Teixeira, esteve acompanhado de servidores que trabalham com as análises laboratoriais. A reunião atraiu alguns ambientalistas, que se mostram chocados com as notícias, segundo as quais só no Sul de Minas, entre as quais Passos, 45 cidades estariam vivendo o problema dos agrotóxicos na água que chega nas estações.

De acordo com as falas dos representantes da autarquia, o Saae trabalha com um sistema rígido de análises laboratoriais, que a água chega nas estações com uma infinidade de impurezas, mas que o tratamento garante a potabilidade. O Saae disse que os resultados laboratoriais são aferidos por um laboratório independente, da cidade de Rio Claro (SP), e acompanhados por órgãos superiores, a partir da regional de Saúde, atendendo aos requisitos dos Ministério da Saúde.

Nas exposições passadas aos vereadores, especificamente sobre resíduos dos venenos que estariam escorrendo dos sítios e fazendas, alcançando os mananciais que formam o sistema de captação, o Saae assegura que um dos produtos usados no tratamento, o carvão mineral, conseguiria retirar todo o agrotóxico, possibilitando pureza de 99.99% do que chega nas torneiras.

Respondendo aos questionamentos, o Saae informou não fazer medições de eventuais contaminações de poluentes ao longo dos mananciais que formam o Ribeirão Bocaina, de onde sai 60% da água consumida em Passos, num parâmetro onde se poderia, por exemplo, apurar os pontos mais críticos de resíduos escorridos.

A reunião foi presidida pelo vereador Erick Silveira (MDB). Participaram dos debates o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PP), e os vereadores Aline Macedo (PR), Dona Cida (PT), Raimundo Leandro (PR), Téo Lemos (PSD), Alex Bueno (PSD) e João Serapião (PR). O vereador dr. Rodrigo Barreto (PSD) justificou a ausência, por estar em uma emergência no hospital em que  trabalha.

Saae garante que água não tem agrotóxico     Saae garante que água não tem agrotóxico     Saae garante que água não tem agrotóxico

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.