Notícias

Câmara cobra solução para o canil

16 de Abril de 2019
Câmara cobra solução para o canil

Câmara cobra solução para o canil

Um debate realizado na tarde dessa terça-feira (16 de abril) na Câmara de Passos, reunindo vereadores, gestores da área e as ONG’s que cuidam da causa animal, tratou da reabertura do canil municipal. Vereadores cobraram a reativação do serviço, que encontra-se prejudicado desde que a Vigilância Sanitária interditou o local.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e do Meio Ambiente, José Luiz Ribeiro, disse que a Prefeitura tem projeto de  reabertura e que para isso os projetos burocráticos encontram-se em andamento. Segundo ele, a expectativa é da aprovação pela Vigilância.

O vereador Téo Lemos (PSD), que agendou o debate, defendeu que a Prefeitura dê respaldo financeiro às Organizações Não-Governamentais . A vereadora Dona Cida (PT) cobrou a regulamentação do projeto aprovado pela Câmara que cria o Conselho Municipal de Proteção aos Animais.

O vereador Raimundo Leandro (PR) questionou sobre quando deve funcionar o serviço de Castramóvel. Segundo  o vereador Alex Bueno (PSD), em contato com a assessoria do deputado estadual Cássio Soares, o serviço está previsto para breve, pois seu funcionamento foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O secretário José Luiz Ribeiro disse ter ido mais de uma vez à sede do Conselho em Belo Horizonte, a fim de agilizar a aprovação no caso específico do município e que a Prefeitura de Passos habilitou-se e está pronta para utilizar o serviço, em convênio com a Associação dos Municípios (Ameg).

Conforme lei de aprovada no ano passado, a área responsável por pequenos animais (cães e gatos) teve a responsabilidade transferida da Secretaria Municipal de Saúde para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. No debate de hoje, os gestores ressalvaram, no entanto, que a reabertura do canil deve ocorrer, independente do serviço Castramóvel.

Câmara cobra solução para o canil Câmara cobra solução para o canil

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.