Notícias

Câmara manifesta apoio aos professores

26 de Junho de 2018

Todos os vereadores da Câmara Municipal de Passos assinaram moção de solidariedade aos trabalhadores da rede estadual de educação de Minas Gerais, tendo em vista os constantes atrasos dos salários da categoria.

Câmara manifesta apoio aos professores

Câmara manifesta apoio aos professores

Todos os vereadores da Câmara Municipal de Passos assinaram moção de solidariedade aos trabalhadores da rede estadual de educação de Minas Gerais, tendo em vista os constantes atrasos dos salários da categoria. Os servidores, entre professores da ativa, aposentados e serviçais lotaram o plenário na ordinária de segunda-feira (25 de junho), pedindo apoio dos vereadores às suas reivindicações .

 A presidência da Câmara suspendeu a ordinária para ouvir as lideranças dos professores, que se revezaram na tribuna, reclamando contra a situação de penúria criada com os constantes atrasos dos salários. No final, foi lida a moção assinada por todos os vereadores, que estará sendo encaminhada ao governador Fernando Pimentel.

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

Considerando recente movimento grevista iniciado em 11 de junho do corrente ano de 2018 pelos professores da rede estadual de educação, em virtude do descumprimento dos compromissos firmados com a categoria pelo governo mineiro, manifestando seu desagravo ante o constante atraso no depósito dos vencimentos e o pagamento de modo parcelado dos salários devidos aos profissionais da Educação, e requerendo imediata regularização de tal situação, que perdura há mais de um ano e meio no atual governo. Pautada na certeza de que urge garantir plena efetivação do direito a uma educação de qualidade, a Câmara Municipal de Passos vem a público manifestar total apoio e irrestrita solidariedade com a classe aqui representada pelo Sind-UTE-MG (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais).

Importa salientar que o acesso a um ensino de qualidade passa, necessariamente, pelo respeito aos professores e servidores da educação, sem os quais não se pode pretender dar cabo da garantia constitucional à educação de que trata o art. 205 da Constituição Federal de 1988.

Ante a situação alarmante em que se encontram os professores da rede estadual de educação, nos posicionamos firmemente, ao lado desses trabalhadores, nesta – que também é nossa – entrincheirada luta por uma educação de qualidade, acessível e gratuita para o povo mineiro.

Plenário da Câmara Municipal de Passos, aos 25 de junho de 2018.

Isabel Aparecida Ribeiro - Presidente

Alex de Paula Bueno
Vice-presidente


João Benedito Serapião
1º Secretário


Rodrigo Mendes Barreto
2º Secretário


Aline Gomes Macedo de Souza
Vereadora


Erick Freire Silveira
Vereador

Erivelton Lemos Sant’ana Vereador


Iran Parreira de Oliveira
Vereador


Maria Aparecida dos Reis Jerônimo – Vereadora


Raimundo Donizeti Leandro Vereador


Rodrigo Moraes Soares Maia - Vereador


PROJETOS

A Câmara Municipal de Passos aprovou em segundo turno projeto de lei de autoria do vereador Erick Silveira (MDB), que “determina que no município de Passos os postes que dão sustentação às redes aéreas de distribuição de energia elétrica sejam preferencialmente colocados nas divisas dos lotes do terreno e, permissionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica realizem a remoção e ou deslocamento a pedido do consumidor”.

Também em segundo turno foi aprovado projeto de autoria do vereador João Serapião (PR), que “institui o programa autoestima de incentivo às mulheres submetidas à cirurgia de mastectomia”.

Em primeiro turno, o plenário aprovou projeto de autoria do vereador Téo Lemos (PSD), que “dispõe sobre a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos municipais às pessoas cadastradas no registro brasileiro de doadores de medula óssea (Redome)”. Em turno único foi aprovado projeto do Executivo autorizando a abertura de crédito adicional especial ao orçamento.

A ordinária teve a aprovação também de requerimentos de autoria dos vereadores Alex Bueno (PSD), Raimundo Leandro (PR), Dona Cida (PT), Rodrigo Maia (PP), Erick Silveira (MDB), Téo Lemos (PSD) e João Serapião |(PR). 

Câmara manifesta apoio aos professores

© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.